sexta-feira, 18 de julho de 2008

Aldeias de Bragança só têm um autocarro uma vez por semana


Diziam o quê, da "Rússia Soviética"? O que seria se eles tivessem descoberto os "gestores"? Ou terão sido mesmo eles?

Pai Nosso que estais no Céu livrai-nos de uma certa gama de gestores, de políticos e de juristas, senão passamos pelo Inferno antes de chegarmos a Vós...

(JN)2008-07-18 GLÓRIA LOPES
Em Agosto, cerca de 20 aldeias de Bragança vão passar a dispor de autocarro para a cidade apenas uma vez por semana. As populações discordam da decisão, mas o presidente da Câmara quer os motoristas com férias gozadas em Setembro.
As alterações de horário afectam três linhas rurais, que vêem reduzida a frequência do transporte. As linhas são Bragança-Portelo, Bragança -Terroso e Bragança-Gondesende, parte das localidades servidas estão incluídas no perímetro do Parque Natural de Montesinho.
A Câmara de Bragança justifica a decisão pela necessidade de gerir os meios disponíveis, nomeadamente os recursos humanos, uma vez que parte dos motoristas gozam férias durante este mês, para que possam estar todos ao activo no arranque do ano lectivo em Setembro.
O presidente da Câmara, Jorge Nunes, garante que o município realizou um estudo "exaustivo, linha a linha", bem como um inquérito, sobre os horários do Sistema de Transportes Urbanos de Bragança(STUB ) e concluiu-se que em várias localidades não se justifica a existência de horários diários em Agosto.
"Por falta de utilizadores", explicou. "A maior parte das pessoas não vai trabalhar nesse mês e não podemos continuar a gastar recursos sem justificação", garantiu, ontem, o autarca ao JN.
As freguesias mais populosas das linhas de Rebordãos, Alfaião e Castrelos vão manter autocarros diários, com uma viagem de manhã e outra ao fim da tarde, "porque se justifica, têm muitos passageiros que as utilizam diariamente", defende o edil.
Todavia, localidades como Montesinho ou França, a cerca de 20 Km, ou Fontes Barrosas, a cerca de 5 Km, vão passar a dispor de autocarro apenas um dia por semana. Outras linhas, como a de Pombares e Macedo do Mato, já estavam limitadas a uma viagem semanal
Este é o primeiro ano que a autarquia decide fazer este ajustamento dos horários no Verão, "para libertar alguns recursos", afirmou Jorge Nunes, negando que a motivação maior seja a vontade de poupar recursos financeiros.
"Trata-se sim de uma melhor gestão dos meios disponíveis, é preciso haver rigor", frisou o edil ao Jornal de Notícias.
A ideia não agrada nem aos autarcas das freguesias (ver caixa) nem à população, que em Agosto fica sem transportes públicos.
Ainda assim o presidente da Câmara Municipal de Bragança considera "lógico" que os habitantes das aldeias organizem as suas deslocações à cidade em função do autocarro uma vez por semana. "Podem organizar as suas compras, as consultas no médico e até os passeios", justificou

Sem comentários: