quarta-feira, 16 de julho de 2008

Alberto Martins recebe dirigente do PSOE que vem à AR defender casamento homosexual


Conferência organizada pela JS
16.07.2008 - 11h08 São José Almeida (Público) Em Linha
O líder parlamentar do PS, Alberto Martins, recebe hoje na Assembleia da República Pedro Zerolo, secretário federal do PSOE (partido socialista espanhol) responsável pelos pelouros dos Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais. Zerolo vem a Portugal participar numa conferência sobre o casamento homossexual, intitulada Nada mais que a igualdade, organizada pela Juventude Socialista (JS), que decorre ao fim da tarde no Edifício Novo do Parlamento.
O encontro entre o líder parlamentar do PS e o dirigente do PSOE é sinal da abertura com que a direcção do partido liderado por José Sócrates vê a realização de um debate interno no partido e a nível nacional sobre o reconhecimento ou não em Portugal do direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Sócrates já tornou pública a posição de que o PS deverá debater e legislar sobre o assunto na próxima legislatura. Ainda na semana passada o líder parlamentar do PS classificou como "ultramontana" a posição da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, por ela ter declarado que era contra o reconhecimento deste direito, considerando que o casamento pressupõe "procriação".
Este tema tem sido uma bandeira da JS, especificamente da liderança de Pedro Nuno Santos, que agora encerra o seu mandato à frente dos jovens socialistas. Santos é responsável pela elaboração de um anteprojecto de lei que reconhece o direito ao casamento a homossexuais.
A causa dos direitos dos homossexuais e da luta contra a homofobia é também a prioridade do próximo líder da JS, Duarte Cordeiro, de 29 anos, que será eleito a 18 de Julho pelo congresso dos jovens socialistas. Em declarações ao PÚBLICO, Santos assumiu que "este é um tema que está no topo da agenda da JS" e desabafou: "Gostava que tivesse sido legislado nesta legislatura, mas não foi possível". Salientou ainda que a JS "colocou o tema na agenda política e na agenda do PS", e "tem liderado o combate à homofobia na política portuguesa, participou nas Marchas do Orgulho Gay, levou o dia internacional contra a homofobia à Assembleia".O líder cessante explicou ainda que, para a JS, "a âncora do combate à homofobia é o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo, não só por ser um direito", mas também "pelo significado que o casamento tem na sociedade portuguesa".

Sem comentários: