sábado, 28 de junho de 2008

STCP e Metro com bilhetes mais caros

Mais boas notícias a meio do ano... A única empresa que não tem direito a aumentar os seus custos a meio do anos parecem ser os cidadãos... Seria lógico um aumento geral intercalar dos salários para fazer face ao aumento geral intercalar dos preços. Nâo? Então não sabem no que se estão a meter!
Hugo Silva (JN) 28.06.08
Faltam três dias: a partir de terça-feira, os preços dos bilhetes da STCP e da Metro vão subir. Conforme tinha já sido estabelecido em acordo com o Governo, os passes (assinaturas mensais) não vão sofrer qualquer alteração no tarifário.
O maior operador de transportes públicos da Área Metropolitana do Porto, a STCP, que durante o ano passado transportou cerca de 109 milhões de passageiros, vai aumentar o preço das suas senhas em 10 cêntimos. Um bilhete agente único, comprado dentro do autocarro, passará a custar 1,45 euros. Para comprar um título T1 será preciso desembolsar 1,75 euros, um T2 custará 2, 20 euros e um T3 2,55 euros. A diferença será maior nas senhas válidas para 10 viagens: o T1 passa de 7,05 euros para 7,40; o T2 passa de 8,70 euros para 9,20; e o T3 passa de 10,85 euros para 11,30.
No que diz respeito aos bilhetes intermodais - o andante -, que também pode ser usado na STCP, a subida de preço dos títulos ocasionais fica-se pelos cinco cêntimos. Exemplos: um Z2 passa a custar 95 cêntimos, um Z3 para 1,20 euros, um Z4 para 1,45 euros e um Z5 para 1,70 euros. Este é o tarifário que também é usado na Metro do Porto (no ano passado, viajaram nas composições mais de 48 milhões de passageiros).
Os aumentos nos transportes (já com a nova taxa do IVA aplicada) não se resumem à STCP e à Metro. Também a CP e operadoras privadas vão proceder a ajustamentos dos respectivos tarifários, conforme foi anunciado.
A subida nos preços dos bilhetes ocasionais surge numa altura em que se verifica um aumento na procura dos transportes. O aumento dos combustíveis obrigou muita gente a deixar o automóvel estacionado. Conforme noticiou o JN, nos primeiros quatro meses deste ano, só no que diz respeito à CP houve um acréscimo de 6,5 milhões de passageiros na Área Metropolitana do Porto.
No caso específico da STCP, a empresa regista uma média de mais cinco mil novos clientes ocasionais por mês. Passageiros que não terão assinatura mensal e que serão afectados pelo aumento.
Para saber mais sobre os novos preços, os passageiros podem consultar os sites das empresas - www.stcp.pt, www.metrodoporto.pt - e o site do tarifário andante - www.linhaandante.com ou dirigir-se aos postos de venda

Sem comentários: