sexta-feira, 20 de junho de 2008

Semedo opõe-se a uma coligação de esquerda para o Porto

Uma posição lúcida de João Teixeira Lopes! Connosco na presidência da Federação do PS/Porto, em consonância com a Concelhia, temos a certeza de que uma coligação de esquerda é possível bem como de que, no seu seguimento, a vitória na Câmara do Porto é certa, levando á mobilização da cidade para o seu relançamento económico, social e cultural e tocando toda a Área Metropolitana e Distrito.
De resto, o que o nosso amigo e pessoa extremamente válida Dr. Semedo profere, é algo que nos espanta: em nome de que partido fala o comunista renovador? Não era independente no BE? Nem os comunistas renovadores que conhecemos tendiam para esta posição. Agora, já é porta-voz? Mas se é, que seja, que é ser porta-voz à procura dos ecos na direcção? Caro amigo Dr. Semedo, o que nós temos mais por cá são ecos! E dos bons! O que o Porto precisa é de vozes, não de ecos, de combatentes, não de serventuários, de agentes, não de títeres. Não leve a mal, mas as coisas são mesmo assim, a causa do Porto é uma coisa séria, são milhares e milhões a precisarem da clarividência e contenção de alguns, antes de desacreditarem neles. O que se passou consigo desde que anda pela Lísbia?
(Publico) 20.06.2008, Margarida Gomes
João Teixeira Lopes tem consciência de que uma eventual coligação de esquerda para a Câmara do Porto nas autárquicas do próximo ano terá muitas resistências, quer externas, quer internas, mas promete não desistir e bater-se já amanhã pela solução que entende como a melhor na reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, de onde podem surgir as primeiras reservas. Numa reacção à notícia avançada pela edição de ontem do PÚBLICO, o deputado e dirigente nacional do Bloco, João Semedo, disse que muito dificilmente a proposta do ex-candidato do BE à Câmara do Porto em 2005 encontrará eco na direcção, que quer o partido a concorrer sozinho nas eleições autárquicas. "O dr. João Teixeira Lopes tem toda a legitimidade para dizer o que entender, mas não se pode esquecer que a estratégia que defende para a Câmara do Porto não corresponde à análise e discussão que tem sido feita pelo partido", disse João Semedo, sublinhando que, em relação ao combate autárquico, a alternativa à apresentação de listas próprias passa pela inclusão de movimentos de cidadãos nas candidaturas do Bloco. Lembrando que o partido já realizou uma convenção autárquica sobre o ciclo eleitoral, e que está prevista uma outra no início do próximo ano, João Semedo disse não concordar com o carácter de excepcionalidade que João Teixeira Lopes reclama para a Câmara do Porto para justificar um entendimento com todos os partidos à esquerda do PS, e distancia-se da comparação feita entre Rui Rio e Alberto João Jardim. "Não tenho a leitura que Rui Rio seja o Alberto João Jardim do Porto". "O presidente da Câmara do Porto é um autarca autoritário e prepotente, mas não pode ser comparado ao presidente do Governo Regional da Madeira", afirma, referindo que "há autarcas, como Valentim Loureiro, que preside à Câmara de Gondomar, que dirigem as suas autarquias sem uma ponta de democracia". Para o deputado," Ferreira Torres, que já liderou a Câmara do Marco de Canaveses," é um outro exemplo.

Sem comentários: