sábado, 28 de junho de 2008

PSD prepara apoio ao PS no Código Laboral

Se for verdade, olhem que bom! Mas cá para nós, as coisas não vão ser tão descaradas, não vão ser tão "beijo da tarântula". E para que se há-de especular sobre o bloco central do futuro se ele já aí está e há quanto tempo! Mas a realidade é outra: é a de que o eleitorado é maioritariamente de esquerda, tendo de gramar uma engenharia política de maioria de direita. Até quando isto durará? E qual é o papel do PS, Partido Socialista, no meio de tudo isto? Que fazemos nós no meio de tudo isto? É só para reflectir... E se alguém quiser ir agindo... pode contactar.
(DN) 28.06.08FRANCISCO ALMEIDA LEITE
O PSD quer ver primeiro a proposta de lei que o Governo irá apresentar na Assembleia da República, mas o DN sabe que os sociais- -democratas podem vir a apoiar a revisão do Código Laboral proposta pelo Governo socialista. Se for assim, é o primeiro acordo entre o novo PSD de Manuela Ferreira Leite e o PS de José Sócrates.
Se PS mantiver o acordado, PSD apoia novo código
O PSD prepara-se para vir a apoiar, na Assembleia da República, a revisão do Código Laboral, que esta semana foi alvo de acordo entre a maior parte dos parceiros sociais. O DN sabe que a nova direcção de Manuela Ferreira Leite aprova o resultado final do acordo e só espera agora que o Governo cumpra com o que foi conseguido na concertação social.Para o PSD, o Governo deve fazer chegar ao Parlamento uma proposta de lei condizente com o acordo alcançado na quarta-feira, que reproduza na íntegra os princípios aí inscritos. Se assim, acontecer, o PSD até poderá vir a votar favoravelmente a proposta de lei ou, no limite, a optar por uma abstenção mais política (por causa da polémica causada pelo eventual regresso do Bloco Central) e a fazer sugestões de pormenor. Na quinta-feira - e depois da proposta de revisão ter sido fechada na véspera com o abandono da CGTP da mesa das negociações - os TSD, o braço sindical do PSD, emitiu um comunicado onde se podia ler que os trabalhadores sociais-democratas "registam com agrado o Acordo Social celebrado entre os parceiros sociais e o Governo, sobre o Código do Trabalho". No texto, os TSD consideram ainda que o acordo "revela a maturidade dos parceiros sociais e a sua disponibilidade para convergirem no sentido do equilíbrio, já que o entendimento só foi possível porque, das partes envolvidas, houve uma atitude de espírito aberto e a convicção de que esse acordo representará um passo positivo para o funcionamento das relações económico-laborais do País".
Ao DN, Arménio Santos, secretário-geral dos TSD, afirma que "há mérito no acordo, que tenho que registar com agrado". Mas, sublinha, "agora temos que esperar que o Governo dê corpo ao documento e surja uma proposta de lei. Nós não vamos embandeirar em arco, queremos ver se estes princípios vão ser mesmo vertidos na proposta a enviar ao Parlamento".
Hugo Velosa, vice-presidente da nova bancada parlamentar do PSD e responsável pela área na AR, diz que "todos os acordos alcançados são sempre positivos. O PSD apoia sempre uma concertação social que seja substantiva". O deputado madeirense do PSD lamenta, no entanto, que tenham sido "necessários três anos para se poder fazer a revisão do Código Laboral". E acrescenta: "vamos esperar para ver se a revisão se faz naqueles termos, primeiro queremos ver a proposta de lei".
José Sócrates congratulou-se na quarta-feira com o acordo e disse que traz "mais competitividade às empresas".

Sem comentários: