domingo, 22 de junho de 2008

Mário Lino: Governo quer cobrar portagens "o mais cedo possível" nas auto-estradas que deixarão de ser SCUT (ou seja nas da Região do Porto)

À atenção do Porto e do Norte. Se for verdade, temos o centrão no seu pior: PSD e PS contra as SCUT... apenas na Região do Porto, claro! Querem ver que o conjunto BE-PC ainda vai subir acima dos 21%... E há uma esquerda no PS? Então que se mostre com propostas concretas e não meras declarações de princípios a longo prazo... É que a vida é curta.
22.06.2008 - 12h04 LUSA
Mário Lino insistiu que o Governo não toma as suas opções em função dos calendários eleitorais. O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou hoje que o Governo pretende começar a cobrar portagens "o mais cedo possível" nas três auto-estradas que vão deixar de ser sem custos para o utilizador (SCUT).O processo de alteração dos contratos de concessão é pesado e muito complexo. Logo que esteja concluído haverá portagens nessas auto-estradas", declarou Mário Lino, antes de participar numa cerimónia de entrega de computadores numa escola da Amadora. Nas declarações aos jornalistas, o ministro recusou-se a apontar uma data para que as portagens comecem a ser cobradas nas auto-estradas do Grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata. "Só posso dizer que o Governo não toma as suas opções em função dos calendários eleitorais", disse, numa alusão à notícia do semanário “Expresso” de ontem, segundo a qual o Governo não cobrará portagens nestas três auto-estradas até ao final de 2009 por motivos de calendário eleitoral. "Isso não corresponde à verdade. Serviu apenas para que [o ainda líder parlamentar social-democrata] Pedro Santana Lopes fizesse um discurso contra as SCUT no congresso do PSD" em Guimarães. Interrogado sobre os atrasos nas negociações com as duas concessionárias das três auto-estradas em causa, a Ferrovial e a Ascendi, Mário Lino salientou que "a alteração dos contratos de concessão implica também mudanças ao nível das estimativas de volume de tráfego" em cada uma dessas vias. "Mas não vamos esperar pelas eleições de 2009 para depois metermos as portagens", insistiu.

Sem comentários: