quinta-feira, 15 de maio de 2008

Governo revê em baixa crescimento da economia

(JN) em linha 15.05.2006 Para este ano previsão é de 1,5% em vez de 2,2% O ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, anunciou uma revisão em baixa das previsões de crescimento da economia portuguesa, este ano, para 1,5 por cento em vez dos 2,2 por cento estimados.
No final da reunião de Conselho de Ministros, em conferência de imprensa, o governante justificou esta revisão em baixa com os dados revelados, esta manhã, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo os quais a economia abrandou no primeiro trimestre de 2008, apresentando um crescimento real de 0,9 por cento em termos homólogos, menos 0,8 pontos percentuais do que o apurado nos últimos três meses de 2007. De acordo com a estimativa do INE, a evolução em cadeia da economia portuguesa, face ao trimestre anterior, apresentou mesmo uma variação negativa de 0,2 por cento, o que correspondeu a uma desaceleração de 0,9 décimas.
O ministro Teixeira dos Santos indicou ainda que, para 2009, a previsão de crescimento é de dois por cento e, em 2010, será de 2,2 por cento, o valor inicialmente estimado para este ano.
Quanto à inflação, este ano, o Governo prevê que se mantenha em 2,6 por cento.

Sem comentários: