sábado, 31 de maio de 2008

Datas para os "Distritais"

Embora não haja ainda nenhuma confirmação oficial de que o calendário eleitoral tenha sido votado e aprovado, sabemos que a proposta de calendário apresentada à Comissão Nacional de hoje, indicava as datas de 24 e 25 de Outubro de 2008 para a eleição do Presidente das Federações e dos delegados ao Congresso e de 8 e 9 de Novembro de 2008 para os Congressos Distritais. A confirmarem-se estas informações até agora tratadas quase como secretas (segredo de Polichinello, claro), como se fosse um percalço indesejado que o partido teria de enfrentar, o processo ocorrerá meio ano depois do imposto pelos Estatutos e terá a particularidade de aproximar os Congressos Federativos Distritais do Congresso Nacional o que pode ter consequências tantos nos "Distritais" como no "Nacional", vá lá saber-se?
O que é lamentável e sinal dos tempos internos, é que um momento fundamental para o debate e a dinâmica de ideias dentro do Partido, seja encarado como uma arrelia que só não se adia mais porque não se pode, por ser o momento em que surge a possibilidade de serem questionadas as verdades inquestionáveis pela dogmática dominante e o momento de os responsáveis terem de dar contas da sua actividade ou da falta dela.
Para nós, o debate é sempre bom, pela razão simples de que gostamos de debate de ideias, dispensamos assessorias de tirar coelhos da cartola para o engana menino e papa-lhe o pão, percebemos há muito que só o debate esclarece, só o debate mobiliza, só o debate mantém as pessoas acordadas e vigéis em relação às tendências para o anquilosamento, para a fossilização, para a corrupção.
Para nós, as eleições internas não fracturam, pelo contrário, revivificam, dinamizam, oxigenam, são essenciais para se partir para as vitórias que, a nível do Distrito do Porto, ultimamente, exceptuando o honroso caso do Camarada José Luís Carneiro, têm escasseado, situação que ameaça piorar ainda.
Talvez por isso, por verificar que é preciso uma alternativa à actual liderança federativa, ele tenha, segundo os jornais, ponderado a possibilidade de se candidatar. Seria mais uma candidatura enriquecedora do debate necessário.
Estamos ansisosos pelo debate eleitoral, por prestar esse serviço à Causa socialista. Dele só podem surgir vantagens, para todos os que estão no partido para servir o país. P.B.

Sem comentários: