quinta-feira, 17 de abril de 2008

Rui Rio zangado!

Olhem só que ricos meninos! Se são assim com eles, como serão com o povo? Mas alguma vez, alguém viu o Rio sem ser zangado? Gostaríamos era de ouvir uma palavra em defesa do Porto, em defesa do Norte, a reivindicar grandes cinvestimentos na zona mais pobre da Europa, como lhe competia. Há, entre os portuenses, quem não compreenda isto? Deve haver, deve. O que se passa com o Porto? Que alterações degradativas teve nos últimos anos. Uma "provocação"- desafio aos amigos da sociologia: que aconteceu ao Porto no últimos vinte anos?
Que alterações etárias, profissionais, de mentalidade? Como é possível o Porto tolerar um zero como Rui Rio? Não só tolerar como encostar-se a ele? Será que é o Porto? Mistério? Mistério! E o Porto da cultura? Onde está? Que lhe aconteceu? Onde protesta? Emigrou? Migrou? Morreu? Passou á terceira idade? E as novas gerações? Sim, claro, estão na cintura, mas porque não se manifestam contra o buraco negro que é o concelho do Porto, o centro do Grande Porto? E como se explica as manchas de excelência na investigação científica, em sectores da Universidade, nalgumas actividades artísticas, e sobretudo no FC do Porto? Debate sobre o que é o Porto social actual precisa-se! "Não posso mais/ viver assim", não são os versos do Abrunhosa? E então?
( Portugal Diário) 17.04.2008 Rui Rio está preocupado com o desnorte do PSD e zangado com a actual direcção. Em entrevista à TSF, o autarca, que garante que tem sempre cuidado para não dizer mal quando não concorda com algumas posições, diz que desta vez não pode ficar calado.
Rio diz que actual liderança vota contra o próprio partido. «O PSD vota contra aquilo que ele próprio propôs e contra aquilo pelo qual vinha a lutar há anos e anos», disse o autarca em declarações à TSF, dando como exemplo a lei eleitoral que próprio Luís Filipe Menezes sempre defendeu.
O autarca disse ainda que só ergue a voz quando se trata de questões que o tocam profundamente, como a questão da lei autárquica e a questão das quotas do partido. «Sobre a actual direcção fiz apenas duas intervenções públicas sobre assuntos que me dizem directamente respeito», salienta, justificando esta atitude mais reservada com o facto de não querer «provocar terramotos».
Rio dá esta entrevista no dia em que é publicada um entrevista de Aguiar Branco, que se disponibiliza para entrar na corrida à liderança do partido. Aguiar Branco é presidente da Assembleia Municipal do Porto e foi sempre próximo de Rio, que tem uma rivalidade de anos com o actual líder Luís Filipe Menezes.

Sem comentários: