segunda-feira, 28 de abril de 2008

Portugal cresce em linha com a zona Euro este ano


São más notícias na medida em que vão ao arrepio da convergência. Para convergir e, sobretudo para convergir significativamente, Portugal teria de crescer muito mais do que isto. Mas só se fosse capaz de mobilizar a totalidade e a pluraridade dos recursos humanos e territoriais. Como se continua a fazer o contrário na modorra centralista, sem competitividade interna e com um país cada vez mais apertado em torno de si mesmo, ou seja da capital-aspirador, não há qualquer margem de manobra para fazer face ao efeito da diminuição da procura externa sobre as exportações. E o pior, ainda, são as previsões para 2009. É altura de reflectir sobre estes dados com muita atenção principalmente agora que, por via do PSD, a política do défice do PS e PSD vão estar a bater sobre si próprios.

( Portugal Diário) 29.4.2008
A Comissão Europeia reviu esta segunda-feira em baixa as previsões de crescimento para a economia portuguesa, este ano. Segundo Bruxelas, o PIB deverá subir 1,7%, este ano, abaixo dos 2% anteriormente previstos.
Este cálculo está em linha com a estimativa para a Zona Euro, já que Bruxelas também reviu em baixa as previsões para a economia dos quinze-estados membros para 1,7%, diz o relatório de Primavera divulgado esta segunda-feira pela Comissão Europeia.
Se se verificarem estas estimativas, a economia portuguesa, este ano, vai crescer ao mesmo ritmo da Zona Euro.
Mas a economia portuguesa deverá voltar a abrandar já em 2009. O organismo avança com um novo abrandamento da economia portuguesa, com o PIB a crescer 1,6%, no próximo ano. No entanto, as estimativas apontam para um crescimento superior ao da Zona Euro (1,5%).
Assim sendo, a previsão de crescimento económico para Portugal avançada esta segunda-feira pela Comissão Europeia para 2008, de 1,7%, é mais optimista que os 1,3% apontados pelo FMI, mas está abaixo dos 2,2% esperados pelo Governo.

Sem comentários: