domingo, 13 de abril de 2008

Petição na NETcontra portagens na A 28 junta dez mil



Junta 10 000 e juntará 100 000. Já tivemos ocasião de advertir pessoalmente o nosso amigo Mário Lino, que se avançarem para as portagens na A 28 e nas SCUT desta região, vão arranjar uma nova Maria da Fonte. Advertimos porque seria profundamente injusta mais esta agressão apontada ao Porto e ao Norte e porque os amigos falam verdade uns com os outros, mesmo que não sejamos, neste momento, presidente da Federação do Porto, situação em que tais perspectivas nem se chegariam a aventar. É como diz o adágio, "quem te avisa teu amigo é".


Ana Trocado Marques (JN) 13.04.2008 Um mês depois de ter sido lançado, o abaixo-assinado contra as portagens nas SCUT do Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto já circula na Internet. A recolher assinaturas online desde quarta-feira, ontem, o documento tinha já mais de dez mil subscrições. Uma "adesão enorme" que surpreendeu até José Rui Ferreira, o porta-voz da Comissão de Utentes de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, criadora do Movimento Conjunto de Contestação às Portagens. "No primeiro dia, assinaram mil pessoas. No segundo, três mil e no terceiro quatro mil", explicou, ao JN, José Ferreira, muito satisfeito com a adesão. Desde o lançamento do abaixo-assinado, a 14 de Março, que o movimento, formado pelas comissões de utentes da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Grande Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Esposende e Vale do Sousa, ambicionava colocar o documento na Net para chegar a um maior número de pessoas. Recolhidas manualmente só pela Comissão Póvoa de Varzim/Vila do Conde, diz José Rui Ferreira, estão já 4000 assinaturas, "mas ainda há muitas por levantar", espalhadas pelos dois concelhos, em casas comerciais, juntas de Freguesia, empresas e grupos que têm recolhido assinaturas em locais estratégicos. É um sinal, diz José Ferreira, de que a região respondeu ao apelo lançado pelo movimento "de um sonoro e conjunto 'Não' às portagens". O abaixo-assinado continuará nas ruas e na Internet (em www.naoasportagensnasscuts.com) até ao próximo dia 3 de Maio.

5 comentários:

josé manuel faria disse...

No início de 80 era dirigente da OCMLP. Não refere na sua biografia, porquê?

Anónimo disse...

Para quem coordena dois Blogs é primária esta pergunta.
Pedro Baptista não precisa de advogado de defesa mas é bom lembrar alguns nomes que fizeram evolução política, uns para a esquerda, outros para a direita. Pedro mantém-se à esquerda com honestidade e com dedicação.
Então não sabe de quem era o Grito do Povo?
Pacheco Pereira foi Maoista do MRPP e Durão Barroso idem.
Jorge Sampaio e Alberto Martins do ex-MES
Zita Seabra d PCP e agora PSD
Mota Amaral da UN
E tantos outros
Mas Pedro Baptista continua firme à esquerda.
Quanto ao texto e ao ataque ao Norte nada.
Não é obrigado a comentar, mas entrar para fazer perguntas destas não me arece correcto para quem tem dois Blogues.
Ser ou ter sido da OCMLP será crime? Então no BE há muitos que nao podem fazer política segundo a sua visão do antes do 25.Isto ra não falar do PSD e d PS.
O que é mais importante agora é Nortear e defender a nossa Região.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Refiro que fui fundador de "o Grito do Povo" que, embora constituído antes, veio à luz do dia em 1971 e passou a intitular-se OCMLP em 1973, após a fusão com grupos do exterior.Fui dirigente da OCMLP até 1984,ano em que me demiti, tendo o partido se dissolvido no ano seguinte. Tenho muita honra do meu passado e considero que ao referir "O Grito do Povo", a consigna mais conhecida da OCMLP, que se publicou de 1971 a 1984, já disse o que interessa, sem tornar o texto desequilibrado com excessivos pormenores. Toda a gente sabe que "O Grito do Povo" era a OCMLP na sua nominação mais corrente. Da mesma forma que não apresentei o meu curriculum científico e só introduzi o literário porque saio, daqui a uns dias, com mais um romance, vertente em que talvez seja menos conhecido. O meu caro amigo terá ocasião de folhear muitas dezenas de páginas sobre a minha participação como fundador e dirigente da OCMLP quando eu tiver pronta a minha autobiografia política. Até porque tenho muita honra no meu passado, nunca o escondi, fui dos poucos que dei sempre a cara por ele e portanto, agradecendo o seu comentário, espero que tenha ficado esclarecido. Volte sempre, colocando as questões que entender. Será sempre um prazer responder-lhe se souber.

josé manuel faria disse...

Apenas coloquei a questão porque na sua biografia não refere que esteve na OCMLP até 84 como disse.

Lembro-me de estar consigo na faculdade de letras do Porto num debate organizado pelo POUS, e ficar a saber da sua filiação (81/82).

Eu sei que pertence à chamada ala esquerda do PS, faz bem.

Pacheco Pereira foi do PCP (M-L) e não do MRPP.

Ter sido esquerdista ou sê-lo hoje não tem mal nenhum.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

eu leio os blogs
eu leio o teu blog

por uma questão de amizade
por uma questão de sinceridade

o que importa é o que se escreve no presente
o que importa é que o que se divulga no presente

já não me interessa que foi ou quem é o senhor Faria ou o senhor Pereira ou o senhor Baptista.

eu acho que um certo número de laços me ligam ao Pedro, ao Augusto, ao Onofre, à Maria e a outras tantas pessoas que fui conhecendo através o espaço e o tempo.

é verdade que pouco escrevo sobre mim, que pouco digo sobre o passado. tento viver no presente pois o futuro é muito incerto (sempre o foi neste percurso).

também pensam que eu estive aqui ou que eu "fui" dali!

não estou no partido da "rosa", mas leio este blog com um certo prazer pois acho que ele dá conta, de uma forma sintética, do que se passa a Norte (no nosso Norte).
abraço e coragem para continuares sempre (e ainda) assim.

teo