quinta-feira, 17 de abril de 2008

Novo romance de Pedro Baptista


"A Queima do Cão de Palha" é o título do novo romance de Pedro Baptista, que será lançado no Porto, na Cooperativa Árvore, Rua das Virtudes, na próxima quinta-feira, noite de 24 de Abril, pelas 21,30, com a apresentação crítica a cargo do Dr. Carlos Magno.

Sendo a quarta obra de ficção narrativa do autor, é, no entanto, o seu primeiro livro sobre a revolução, na medida em que a obra, atravessando todo o Século XX português, centra-se nos anos de braza de 1972 e 1973, terminando já com os alvores do 25 de Abril de 1974.

Enquadrado no espaço e no tempo da acção revolucionária, a obra, todavia, procura os recônditos mais esconsos de cada personagem, o emaranhado das motivações de cada um, num jogo de espelhos e de sombras em que se procura desnudar a identidade e a autenticidade de cada um na acção e nas condições da natureza humana.

Sendo um livro sobre a revolução sexual e política dos primeiros anos da década de 70, é também um desafio para o leitor e para todos nós, não apenas numa perspectiva histórica, mas sobretudo em relação à acção quotidiana de cada um.

Sem comentários: