segunda-feira, 28 de abril de 2008

Governo cria Comissão para conhecer estado da saúde a Norte



Significará que vale a pena travar a batalha que temos vindo a travar? Em parte, acreditamos que sim. Uma Comissão para uma política regional, por que temos combatido e que deveria há muito estar implementada em todos os terrenos, se na Federação do Porto houvesse voz e fosse ouvida, em vez de uma mera caixa de ressonância a fazer ecoar aos sábados os ruídos da semana do Terreiro do Paço. Esperemos que não seja uma daquelas comichões à antigamente que se decidem nomear quando não se pretende fazer nada. Também não se percebe bem como é preciso uma comissão para conhecer o estado da assistência hospitalar na região. Se é preciso conhecer, é porque não se conhece. Mas devia conhecer-se e há muito, não será verdadíssima? Bom, será melhor tarde do que nunca. Aleluia: finalmente vão conhecer o Norte! Será assim?

(Portugal Diário) 29.04.2008 A ministra da Saúde decidiu criar uma comissão para elaborar um plano estratégico de Reordenamento da Rede Hospitalar na Área Metropolitana do Porto, que deverá concluir a sua tarefa em Janeiro de 2009, noticia a agência Lusa.
De acordo com o despacho publicado hoje em Diário da República, a comissão irá proceder à «avaliação das necessidades» de cuidados de saúde hospitalares nesta área metropolitana e elaborar do «diagnóstico da oferta hospitalar existente e da sua adequação, tanto em termos quantitativos, como em termos de perfil de produção/especialização de cada instituição e da sua inserção na rede hospitalar global, bem como com as redes de cuidados de saúde primários e continuados».
A comissão terá ainda que identificar as «necessidades, priorizadas, de investimento em novas instituições, atendendo aos trabalhos já desenvolvidos» e a apresentar «um plano coerente da estratégia de desenvolvimento hospitalar na dupla vertente dos investimentos a realizar em novas instituições e das medidas a desenvolver tendentes à adequação das instituições da rede já existentes, identificando e calendarizando as medidas e acções a desenvolver no curto e médio prazo, aos vários níveis».
O despacho lembra que está em fase de negociação final o concurso para o novo Hospital de Braga, em modelo de Parceria Público-Privada (PPP), que avançarão também, com este modelo, os novos hospitais de Vila Nova de Gaia e da Póvoa de Varzim/Vila do Conde e que se encontram em fase de concurso os novos hospitais de Lamego, Amarante, Centro Materno-Infantil e Centro de Reabilitação do Norte.
O diploma refere ainda que estão ainda «em fase avançada» os projectos de modernização do Centro Hospitalar do Nordeste, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Guimarães, Hospital de São João e Centro Hospitalar do Porto.

Sem comentários: