sábado, 12 de abril de 2008

Carolina Michaelis


Temos evitado manifestarmo-nos sobre os problemas da educação, excepto num plano de mera problematização. (Somos profissionais do sector no 37º ano de serviço público, começamos a carreira como sindicalistas, fomos várias vezes delegado sindical, tivemos a honra de ser eleitos, como tal, pelos nossos colegas, mesmo neste derradeiro ano da carreira sabendo-se que tínhamos um impopular cartão do PS, e temos uma visão diferente do comum das pessoas do "exterior" que, pensamos, estão muito enganadas sobre o que se passa na educação, a atravessar um dos seus anos mais "horribilis" no que diz respeito ao aproveitamento dos recursos educativos e ao processo de aprendizagem dos alunos. Somos mesmo profissionais, porque abarcamos uma carreira para qual sentimos vocação e a quem dedicamos uma vida, chegando à cidade de origem ao cabo de 33 anos de serviço de Ceca em Meca com vencimentos baixíssimos e atingindo o topo da carreira ao fim de 35 anos por força de um doutoramento que descongelou os congelamentos).
Mas desta vez não podemos deixar de dizer uma coisa pequenina: fazer-se isto, que a notícia do "Expresso" relata, à educação cívica, colocá-la como um castigo, é mesmo de quem não faz a mínima ideia do que é educação cívica, é mesmo de quem não tem a mínima educação cívica, é mesmo de quem nada tem a ver com a república e, com estas e outras, está a destruir as causas porque tantos de nós lutámos, suámos e nos ensanguentámos.
Se a disciplina de formação cívica é um castigo, como se espera que algum jovem a ela adira? Será precisa muita inteligência? Ou muita competência pedagógica? Santa Maria!
Anda esta gente nas limosinas pagas por todos nós e fala com a arrogância de quem recebeu a voz dos deuses para proferir os mais primários disparates.

(Expresso) 12.04.2008 Alunos castigados com aulas extra de civismo. Até ao final do ano lectivo, a turma do 9.º C que assistiu à agressão da professora de francês, sem lhe prestar auxílio, vai ter uma hora suplementar de formação cívica por semana, decisão já comunicada pelo Conselho Executivo da escola e aceite pelos encarregados de educação.

Sem comentários: