segunda-feira, 17 de março de 2008

PS recua nas proibições de "piercings" e tatuagens; responsabilidade da família pode ser suficiente

Não há nada como realmente. Mas veja-se a figurinha que se anda a fazer... E como se mete o PS, ou seja a nós todos, em coisas que só cabem na cabeça de uma pessoa?

(JN em linha) 17.03.2008

O PS manifestou-se hoje disponível para aceitar que menores de 18 anos sejam autorizados a usar 'piercings' ou tatuagens, desde que as respectivas famílias assumam a responsabilidade em termos de consequências para a saúde.
"O objectivo do nosso projecto não é proibicionista, mas regular uma actividade para salvaguardar a saúde dos seus utilizadores, assim como para prevenir a transmissão de doenças", declarou à agência Lusa o deputado socialista Renato Sampaio.
Da mesma forma, o presidente do PS/Porto adiantou estar aberto a rever a ideia de proibir os cidadãos em geral de aplicarem 'piercings' em zonas do corpo humano como a língua, vasos sanguíneos, junto do pavimento da cavidade oral, na proximidade de nervos e de músculos, e sobre quaisquer tipos de lesão cutânea.
Segundo Renato Sampaio, o PS está disposto a aceitar que, quem desejar ter aplicações de 'piercings" nestas zonas do corpo, seja obrigatoriamente alertado para os riscos dessa prática e, se persistir, assuma depois a responsabilidade por ela.
Na versão inicial do diploma do PS, entregue sexta-feira no Parlamento, proíbe-se genericamente a aplicação de 'piercings" na língua e estabelece-se a proibição da aplicação de tatuagens, de maquilhagem permanente e de 'piercings' a menores de 18 anos.
"Com este diploma, pretendemos regular uma actividade que está em crescimento em Portugal e em muitos países do mundo, mas que pode ter consequências negativas para a saúde", justificou o presidente do PS/Porto (...)

Sem comentários: