domingo, 2 de março de 2008

António José Seguro sobre os financiamentos das eleições internas...

O Primado da política sobre o dinheiro (Expresso, 01.03.2008 - extracto da parte final do artigo)

(...) Daí que, tal como nas eleições para os orgão do Estado, também nas eleições internas dos partidos políticos seja necessário garantir o primado da política sobre o dinheiro e proporcionar as condições de igualdade de recursos entre todas as candidaturas.

Dito de outra forma, os partidos políticos deverão ser tão ou mais exigentes no controlo do financiamento das candidaturas às eleições para os seus órgãos internos, como no das eleições para os órgãos do Estado.

Esse controlo e essa transparência terão um impacto positivo na qualidade da nossa democracia, afastarão suspeitas indesejadas, promoverão a discussão política e contribuirão para a separação do trigo do joio.

Hoje, como ontem, a questão central do financiamento da actividade dos partidos e dos partidos é a de saber se o sistema político controla o dinheiro ou se é o dinheito que controla o sistema político.

2 comentários:

leixão disse...

O prinicipio é óptimo.
Espera-se que o candidato à Federação não só o aplique, do que não há grandes dúvidas, mas que olhe à sua volta para ver o comportamento dos que expressa ou implicitamente apoia.
Espera-se, nomeadamente, que olhe com cuidado para Matosinhos.

Paulo MB disse...

Plenamente de acordo com António José Seguro e o comentário anterior.
Força Pedro.
Mas o que pensam os dirigentes do PS que têm poderes para inverter a actual situação?
Já se esqueceram da pouca vergonha que foi conhecida nas últimas eleições internas do PSD?
É que no PS ainda não podemos cantar de galo...